Vista Chinesa como chegar


A Vista Chinesa um mirante na floresta da Tijuca é um magnifico observatório em estilo chinês, cercado pela vegetação do parque da tijuca, através do qual se obtém vistas diferentes além da cidade, mas onde se observa o contraste entre o crescimento da cidade e natureza.

Mas um dos mais espetaculares mirantes da Cidade Maravilhosa foi entregue totalmente reformado aos cariocas e turistas .

A Vista Chinesa um mirante na floresta da Tijuca, local de frequente visitação dos amantes do Rio, de onde é possível admirar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla carioca, foi restaurado pela primeira vez, depois de 110 anos de existência. 

A origem do nome Vista Chinesa tem origem nos agricultores dessa nacionalidade porque foi trazidos para o Rio de Janeiro em duas levas, na primeira metade do século XIX.

Inicialmente, foram cem os chineses que vieram da colônia portuguesa de Macau,  em 1812 pelo Conde de Linhares, a mando de Dom João VI, com o objetivo de testar o solo brasileiro para o cultivo do chá.

O prefeito Pereira Passos, em 1903, com projeto do arquiteto Luis Rey, em argamassa copiando o (bambu) edificou ao margem da estrada, anos mais tarde, um pavilhão denominado Vista Chinesa&#8216,.

Funcionalidades

Seu design apresenta a estrutura de um templo com características orientais, um pagode chinês, hexagonal, feito com argamassa imitando o bambu e em cujas colunas, dos dois estágios, encontram-se gárgulas com formato de cabeça de dragão nas extremidades .

Possui uma vegetação esplêndida muito importante ao seu redor, mas sendo cercada pelo Parque Nacional da Tijuca e conta com uma arquitetura rica em detalhes que expressam muito da cultura chinesa e justificam o nome pela qual é chamada.

Ponto de encontro de ciclistas e corredores de rua que fazem treinamento pelas vias da floresta da Tijuca, vindo da Tijuca, Alto da Boa Vista assim como do Jardim Botânico.

 

 

 

Muito importante local muito procurado além de turistas por corredores e ciclistas devido a sua beleza e a variedade de subidas e descidas como desafio para manter a forma dentro da Floresta da Tijuca.

Localização

Como chegar na Vista Chinesa, temos acesso pelo Alto da Boa Vista e também pelo lado do Jardim Botânico. Pode se ir de carro, bicicleta e até a pé desde que a pista esteja liberada. 

Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, da estrada ou ao final da Estrada Dona Castorina.

Veja o Mapa de Acesso

 

Deixe um comentário Cancelar resposta