recreio dos bandeirantes - praia

Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste


Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste falar da região atualmente é um bairro nobre de classe média alta  da cidade do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens da cidade, Possui uma área territorial de 30.655 km² e uma população aproximada  de 82.240 habitantes espalhados pela região.

Antigamente ir a praia do Recreio dos Bandeirantes era uma aventura, atualmente é sonho de morar bem principalmente dos moradores da zona norte, apesar dos problemas viarios, trânsito e segurança a qualidade de vida é muito boa.

Mas a qualidade de vida é compensada pela região com muitas opções de lazer, compras com shopping, bancos , super mercados e comercio em geral.

Mais importante o bairro faz divisa a leste com Barra da Tijuca, a norte com Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, a oeste com GrumariBarra de Guaratiba,  e Guaratiba, e a sul com o oceano.

Um pouco do bairro

Então a região  cheia de projetos tanto residencial como comercial e diversos projetos urbanísticos passaram a ser realizados na região.

Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste é também  conhecido por ser um território jovem organizado, seguro, de classe média e média alta, no qual foram instalados prédios , condomínios de alto padrão e casas que seguem a  legislação de obras e construções do território. Além de muito comércio e grande oportunidades e negócios.

Além disso na orla no calçadão  possui aparelhos de ginástica espalhados  pela orla, diversos quiosques,  ciclovia também usada para correr e andar de skate e patins .

Também espalhados pela região  restaurantes , pizzarias, churrascarias, restaurantes japoneses e bares deixando a região bem abastecida de lugares para ir tomar uma cerveja .

Além  da vida noturna, algumas opções de boates, baladas e clubes também aparecem para todos moradores do bairro que procuram diversão e música.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Primeiramente o  bairro possui esse nome em homenagem aos bandeirantes, que abriram estradas na época da exploração e usavam a área e as praias como recreio, como um lugar de descanso para se recuperarem das expedições.

Em 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, num projeto urbano que prevê a integração ambiental e comunitária,conciliando a topografia local a um traçado reticular segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa e livre.

A Companhia Recreio dos Bandeirantes em 1958 foi responsável pela implementação do projeto e venda dos lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B, onde muitos acreditavam na expansão da cidade em direção ao Sudoeste, pressionando pela urbanização da área e sua venda aberta à sociedade.

Por muito tempo a praia do recreio era um ponto de turismo afastado com praias com matas e vegetação nativa onde tinha apenas um bar e restaurante perto da pedra e ponto final de linha de ônibus o famoso Ancora velhos tempos.

Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste formado na orla por quatro praias: Macumba, Pontal, Recreio e Reserva.

O bairro possui praias limpas e bonitas. Sendo a praia do Recreio a mais cobiçada pelas construtoras para a construção de novos projetos imobiliários, além de ter shopping, supermercados e tudo que um grande bairro tem.

Portanto o Recreio também tem favelas principalmente a do Terreirão, a maior favela do bairro, e a Favela do Canal do Cortado, no interior do Recreio. Os principais problemas são a construção irregular, invasão e desmatamento de áreas protegidas.

Mapa do bairro do Recreio dos Bandeirantes


Exibir mapa ampliado
FOTO DO BAIRRO DO RECREIO DOS BANDEIRANTES
Praia do Recreio com vista para praia da Macumba
Praia do Recreio dos Bandeirantes

Deixe um comentário Cancelar resposta