cidade-de-deus-rio-de-janeiro

Cidade de Deus um bairro do Rio de Janeiro


Cidade de Deus  um bairro do Rio de Janeiro é  desmembrado de Jacarepaguá oriundo de um conjunto habitacional situado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Com uma população em torno de 38 mil habitantes, a Cidade de Deus apresenta indicadores sociais entre os mais críticos do Rio de Janeiro, embora situado na vizinhança de bairros nobres da cidade, como Freguesia, Gardênia Azul e Barra da Tijuca.

O bairro cidade de Deus

Em 2002, o sucesso do filme Cidade de Deus colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.

Por outro lado, na sua trajetória desde a década 80, surgiram no bairro várias associações de moradores, agremiações de samba, agremiações esportivas, grupos de teatro, revistas, cine-clubes, igrejas atuantes, grupos de dança e movimento negro.

A partir de 2003, vários processos confluíram, constituindo novas condições de organização e articulação tendo em vista a transformação da realidade da Cidade de Deus.

Após um processo intensivo de discussões, surgiu naquele ano o Comitê Comunitário de Cidade de Deus, que veio a reunir diferentes entidades locais tendo em vista superar o isolamento e as divisões que pautavam a atuação dessas organizações.

Um pouco de História de Cidade de Deus  um bairro do Rio com favela

Cidade de Deus  um bairro do Rio de Janeiro  foi construída pelo Governador Carlos Lacerda (1914-1977) para ser conjunto residencial dos funcionários públicos do antigo Estado da Guanabara.

Então nesta época a obra estava praticamente pronta, quando ele deixou o Governo.

Seu sucessor, Francisco Negrão de Lima (1901-1981), logo após a posse, em janeiro de 1966, enfrentou um dos maiores temporais da história da cidade.

Desta forma ocasionando enchentes, tragédias e milhares de desabrigados, obrigando-o a abrir a Cidade de Deus para receber parte da população atingida.

Portanto na ocasião a medida era emergencial e  provisória, mas acabou sendo definitiva.

Com o tempo ocorreram invasões, surgindo construções ilegais ao lado das casas planejadas. A Cidade de Deus expandiu-se desordenadamente e hoje tem uma densidade demográfica bastante alta.

Pois é em 2009, a favela  após vários problemas durante anos na região passou a ser atendida pela 2° UPP.

Foi, por muito tempo, considerado uma das regiões mais perigosas da cidade, devido a constantes confrontos nas favelas da área.

Mais importante no local encontra-se uma das maiores e mais violentas favelas do Rio, a Comunidade Cidade de Deus.

Os logradouros do bairro têm nomes de personalidades, localidades e fatos da Bíblia Sagrada, atualmente  com muito comércio nas vias principais e uma populção cada vez maior.

Então com isso ela se espande para uma região de mata na periferia com a criação de novas invasões e construções de barracos irregulares aumentando os problemas da região isso em 2020.

Dados do bairro de Cidade de Deus  um bairro do Rio de Janeiro

    • Área territorial (2003): 120,59 ha,
    • Total da população (2000): 38 016,

 – Total de domicílios (2000): 10 866,

 – Região Administrativa: XXXIV – Cidade de Deus,

 Pois é em 20 de março de 2011 a Cidade de Deus recebeu uma ilustre visita, a do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, acompanhado do governador do estado, Sérgio Cabral e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o que tornou o bairro mundialmente conhecido.

Portanto Barack Obama jogou bola com algumas crianças e assistiu a apresentações de dança, capoeira, grafite e futebol.

 A Divulgação do Bairro Cidade de Deus 

Em 2002, o sucesso do filme “Cidade de Deus” realizado por Fernando Meirelles  colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.

Devastada por décadas de violência, a Cidade de Deus, recentemente pacificada com a ocupação policial, seria o primeiro Bairro Educador, projeto da Prefeitura do Rio.

Mais importante devastada por décadas de violência, a Cidade de Deus, recentemente pacificada com a ocupação policial (UPP), seria o primeiro Bairro Educador, projeto  da Prefeitura do Rio.

 Fotos do Bairro

Cidade-de-Deus-um-bairro-do-Rio-com-favela Cidade-de-Deus-um-bairro-do-Rio-com-favela

 

   

                                              MAPA DA REGIÃO DA CIDADE DE DEUS


Exibir mapa ampliado

 

VIDEOS DO BAIRRO CIDADE DE DEUS

 

Deixe um comentário Cancelar resposta