Agora com o nome de Cidade das Artes antiga Cidade da Música, com previsão de inauguração para Março de 2013, atualmente com o espetáculo teste O musical será a nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de janeiro, e o principal centro de espetáculos musicais do Estado do Rio de Janeiro. Localizada no Cebolão, na Barra da Tijuca , abrigará a maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América do Sul, com até 1.800 lugares .
Sobre o projeto, de autoria do arquiteto francês Christian de Portzamparc e bancado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foram gastos cerca de R$ 518 milhões de reais .Tanto o orçamento quanto os prazos de conclusão sofreram grandes aumentos, o que fez com que a obra seja muito criticada e apelidada de Elefante Branco.
Com 97.400 metros quadrados de área construída e cinco núcleos, a Cidade das Artes abriga duas salas de espetáculos e 21 espaços multiuso compostos por três cinemas (total de 500 lugares), galeria de arte, salas de ensaio, salas de aula, lojas, cafeteria e restaurante.O complexo será inaugurado oficialmente em março deste ano.
![]() |
Historia da Cidade das Artes
Nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do Rio de Janeiro, a Cidade da Música nome inicial do projeto , agora Cidade das Artes abrigará a segunda maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América Latina após o Teatro Colón de Buenos Aires, com até 1.800 lugares. O conjunto possui aproximadamente 95 mil metros quadrados e conta, além das salas de concerto e música de câmara, 13 salas de ensaio e salas de aula. Do terraço, tem-se uma visão panorâmica da região, que abrange a praia da Barra e a Baixada de Jacarepaguá. Dois acessos estão em fase de finalização e devem unir a Cidade das Artes ao Terminal Alvorada. Cidade das Artes com as obras paralisadas pelo novo prefeito do Rio Eduardo Paes, para realização de auditoria nas contas do projeto. A previsão da Prefeitura do Rio de Janeiro era de inaugurar a obra em agosto de 2008. Mas ocorreram atrasos na obra e sua inauguração foi remarcada para meados de dezembro. No entanto, mais uma vez, foi adiada, a pedido do Corpo de Bombeiros da cidade. A justificativa era que a obra não estava concluída. Inicialmente, a Cidade da Música seria batizada com o nome do jornalista e empresário Roberto Marinho, das Organizações Globo, falecido semanas antes do início das obras. O decreto (n° 23243) que deu nome à Cidade da Música foi expedido pelo prefeito Cesar Maia em 7 de agosto de 2003, um dia após a morte de Marinho. Mas a pedido da família de Marinho, que não queria ver o nome do empresário ligado à obra, o mesmo prefeito assinou novo decreto renomeando o complexo de, simplesmente, Cidade da Música. após quatro anos de polêmicas, foi finalmente inaugurado em janeiro de 2013 .
|
Cidade das Artes Infra Estrutura |
-
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-080Telefone:(21) 3325-0102
PROJETO INICIAL DA CIDADE DAS ARTES
 ,
 ,
Fotos da cidade das Artes
![]() |
Vista externa da Cidade das Artes
Outra fachada Externa da cidade das artes
segundo Nivel junto a sala principal da cidade das artes
Restaurante da cidade das artes
Cidade das artes plateia principal
Cidade das artes salão principal
Cidade das artes salão principal vista do 2 andar
 ,