bairro do caju-rj

Caju bairro no Rio de Janeiro


Caju bairro no Rio de Janeiro &nbsp,situado na&nbsp, &nbsp,Zona Portuária, em sua área começou a ocupação por volta de 1800 sendo considerado um dos bairros mais antigos do Rio.

Então o bairro do Caju faz limite com São Cristóvão, Vasco da Gama, Benfica, Santo Cristo, Maré e Manguinhos.

&nbsp,Importante é conhecido por abrigar uma parte do porto, também &nbsp,a &nbsp,ponte Rio Niteroi, o Hospital Estadual de Ortopedia, o Memorial do Carmo, o cemitério São Francisco Xavier, o Museu da Limpeza Urbana, áreas militares e uma grande quantidade de estaleiros.

&nbsp,O início do bairro do Caju se deu pela atividade pesqueira, que foi engolida &nbsp,pela expansão do Porto que até hoje é afetado pelo enorme trânsito de carretas em suas ruas.

Um pouco de História do bairro do Caju no rio de Janeiro

Conheça a origem do nome do bairro Caju que bem é interessante.

As chácaras e sítios da região tinham muitos cajueiros, mas tem também a versão que diz ser devido  a um morro localizado no bairro que tinha o formato de uma castanha de caju.

Nesta localidade  foi primeiramente habitada pelo  comerciante luso José Gouveia Freire, sendo comprada pela família real para os banhos medicinais de D. João VI que havia sido ferido por um carrapato.

Está região era um bairro rural, mas começou a ganhar loteamentos para receber parte dos 18 mil portugueses que vieram junto a família real.

O local onde &nbsp,o Rei tomava banho encontra-se preservada, é chamada desde então de Casa de banhos de D. João VI e abriga atualmente o Museu da Comlurb.

Então o atual bairro do Caju prolongava-se desde o Mangue de São Diogo (área do atual Gasômetro – sede da CEG), passando pela antiga Praia de São Cristóvão (atual Rua São Cristóvão, Praça Pe. Seve, Rua da Igrejinha, Rua Monsenhor Manuel Gomes).

Indo até a Praia do Caju (que passava por toda a extensão da Rua Monsenhor Manuel Gomes atual rua dos cemitérios.

Toda a &nbsp,região era belíssima, de praias com areias brancas &nbsp,e água cristalina, onde não era fácil encontrar os &nbsp,habitantes locais como os camarões, cavalos-marinhos, sardinhas, e até mesmo baleias.



Infra Estrutura do bairro do Caju

caju-bairro-rj
Bairro do Caju acesso

Mais importante o&nbsp, bairro nasceu &nbsp,em seu atual formato por volta de 1940 quando da construção &nbsp,da Avenida Brasil que cortou o bairro de São Cristóvão.

Desta forma por ser localizado próximo ao Cais do Porto, o Caju bairro do Rio de Janeiro possui o INPH – Instituto Nacional de Pesquisas &nbsp,e diversas instalações portuárias importantes, bem como diversas indústrias da área militar.

Arsenal de Guerra do Rio, além de uma guarnição da Força Aérea Brasileira (PAME – Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica).

Na área &nbsp,residencial, possui ruas e praças, porém conta com a presença &nbsp,pequenas favelas tais como : São Sebastião, Ladeira dos Funcionários, Quinta do Caju, Parque Nossa Senhora da Penha (Manilha), Parque Boa Esperança, Parque Conquista , Clemente Ferreira, Parque da Alegria.

Os cemitérios  localizados dentro do bairro são: Memorial do Carmo, Ordem Terceira da Penitência, São Francisco Xavier, e o Cemitério Comunal Israelita.

Mapa do Caju bairro do Rio de Janeiro

Deixe um comentário Cancelar resposta